top of page

ConferĂȘncia do ministro Fachin abre a Semana EdĂ©sio Passos

  • Foto do escritor: IMGN WebStudio
    IMGN WebStudio
  • 3 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve em Curitiba na manhĂŁ desta segunda-feira (3) para proferir a conferĂȘncia de abertura da Semana EdĂ©sio Passos, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do ParanĂĄ (UFPR). Ele abordou o tema da “fraternidade”, princĂ­pio que norteou a vida do advogado trabalhista, militante polĂ­tico e jornalista paranaense EdĂ©sio Franco Passos e pautou sua atuação nas lutas populares e na idealização do conceito da defesa de trabalhadores.

foto1

Além de passear pelos conceitos históricos do tema, o ministro Fachin apontou exemplos concretos da aplicação pråtica da fraternidade no cotidiano das relaçÔes sociais, no respeito às diferenças e no exercício e garantia de direitos. Ele citou diversos trechos do texto constitucional, inspirados nos clamores da sociedade de que fraternidade e solidariedade fossem ingredientes fundamentais do estado democråtico de direito, mas também decisÔes da Suprema Corte do País que transformaram a realidade de milhares de brasileiros e que só foram possíveis graças à compreensão da necessidade de se aplicar esses princípios na redução das desigualdades regionais e na promoção da justiça social.

A demarcação de terras indĂ­genas, as pesquisas com cĂ©lulas-tronco, o reconhecimento da uniĂŁo homoafetiva e mesmo a instituição das cotas raciais para ingresso nas universidades e direitos dos idosos e de pessoas com deficiĂȘncia sĂŁo alguns desses exemplos do que ele classifica como “direito fraterno”.

foto6

O Instituto Edésio Passos

O ministro Fachin destacou em sua conferĂȘncia a importĂąncia de pessoas como EdĂ©sio Passos, que dedicaram suas vidas Ă  liberdade, democracia e fraternidade e a lutar cotidianamente por transpor barreiras convencionadas como impossĂ­veis de serem vencidas.  “EdĂ©sio faz parte de uma geração cujo ideĂĄrio e prĂĄtica se irmanaram na luta pela liberdade e pela democracia. Por isso que a iniciativa de criação do Instituto EdĂ©sio Passos Ă© tĂŁo  importante, merece aplausos e, no ideĂĄrio de uma sociedade aberta e plural, esse tipo de iniciativa tem lugar destacado”, disse Fachin.

foto00

Para ele, preservar e resgatar a memĂłria de todos os componentes da sociedade visam vencer dificuldades que possam levar a uma certa cegueira histĂłrica. “Fundar um instituto como esse que leva o nome de EdĂ©sio Passos tem uma significação simbĂłlica de relevo, especialmente em direção ao futuro do Brasil e ao futuro em geral da prĂłpria sociedade global”, completou.

A conferĂȘncia do ministro Fachin contou com a presença de personalidades do meio jurĂ­dico, acadĂȘmico, dirigentes sindicais, amigos e familiares de EdĂ©sio Passos. TambĂ©m integraram a mesa de abertura dos trabalhos da Semana a vice-reitora da UFPR, professora Graciela InĂȘs BolzĂłn de Muniz, a diretora do Setor de CiĂȘncias JurĂ­dicas, Vera Karam, a professora de Direito Internacional da UFPR e integrante do Instituto EdĂ©sio Passos (IEP), Tatyane Friedrich, e o presidente do IEP, advogado trabalhista AndrĂ© Franco de Oliveira Passos, filho de EdĂ©sio. Ainda prestigiaram o evento, convidados como o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR) da 9ÂȘ RegiĂŁo, Arnor Lima Neto, e o presidente da OAB-PR, advogado JosĂ© Augusto AraĂșjo de Noronha.

foto3

AndrĂ© disse que a intenção da Semana Ă© transformar Curitiba – todo inĂ­cio do mĂȘs de abril, perĂ­odo que marca o aniversĂĄrio de EdĂ©sio Passos – em referĂȘncia na anĂĄlise e reflexĂŁo sobre a sociedade e os princĂ­pios indispensĂĄveis de “cidadania, democracia e liberdade”.

foto2

Ele anunciou oficialmente a abertura dessa primeira Semana EdĂ©sio Passos com as palavras e postura de vida do prĂłprio homenageado sobre o princĂ­pio norteador de tudo o edificou e que tambĂ©m expressarĂĄ as açÔes e projetos do IEP: “Os que nĂŁo tinham voz, se fizeram ouvidos. Os que foram injustiçados, conseguiram alguma reparação; os que foram perseguidos, resgataram suas liberdades; os que estavam necessitados, obtiveram algum ganho. Mas o que foi e Ă© o mais importante: ajudei que aprendessem a ser donos de suas prĂłprias existĂȘncias” (EdĂ©sio Franco Passos).

Texto e fotos: Thea Tavares

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page